Novas rotas tecnológicas para reduzir as emissões de GEE’s
- Setor de limpeza urbana e gestão de resíduos pode contribuir ainda mais para alcançar esse objetivo.
- Conferência Energy from Waste, que será realizada em Londres, em 6 e 7 de março, discutirá o tema, e associados do Instituto Valoriza Resíduos by ablp contam com condições especiais para acompanhar o evento.
Atualmente, muitas empresas buscam reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE´s), e existem diferentes alternativas tecnológicas para atingir essa meta. Elas variam conforme o setor de atuação, inclusive o dos serviços exigidos em contratos de limpeza urbana, como coleta, transporte, gestão, tratamento e destinação final ambientalmente adequada de resíduos urbanos.
Neste segmento, em linha com a realidade observada em diversos países, existe a demanda para que modernas plantas de tratamento de resíduos sejam instaladas nas principais regiões metropolitanas brasileiras. Dentre outros benefícios, desta forma seria possível maximizar o aproveitamento das diferentes frações dos resíduos, impulsionando definitivamente a Economia Circular em nosso país.
Com um volume menor de resíduos a ser transportado e em distâncias menores, é possível não só atingir a meta de reduzir significativamente as emissões de GEE´s, como também diminuir de forma efetiva os atuais gastos dispendidos com os serviços de coleta e transporte, além do transbordo.
Os recursos economizados com a redução destes gastos (coleta e transporte, além do transbordo) ao longo do tempo podem – e devem – ser realocados para viabilizar os investimentos em modernas plantas de tratamento de resíduos, em que tecnologias viáveis e sustentáveis podem ser empregadas para viabilizar a produção de matérias-primas secundárias (recicladas), composto orgânico, biocombustível e/ou energia renovável a partir da fração orgânica, ou, ainda, o aproveitamento energético a partir da combustão dos rejeitos.
No Plano de Ação para a Neoindustrialização 2024-2026, recentemente lançado pelo governo federal, estão destacadas, entre as prioridades de crédito à inovação, a produção de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) e hidrogênio verde, uma tendência mundial que está aproximando os setores de gestão e tratamento de resíduos e o de geração de energia renovável.
O Instituto Valoriza Resíduos by ablp oferece aos seus associados a oportunidade de se conectarem diretamente com os maiores especialistas e empresas destes segmentos, oferecendo condições especiais e exclusivas para participação na Conferência Energy from Waste (EfW) 2024, programada para os dias 6 e 7 de março, em Londres, capital do Reino Unido.
Para mais informações sobre a EfW Conference 2024, acesse o QR Code.
Os interessados nas condições especiais e exclusivas disponíveis aos associados devem enviar e-mail para efwnet@valorizaresiduosbyablp.org.br