VALORIZA RESÍDUOS by Ablp, um avanço para a nossa história e um desafio.
No último dia 28 de Junho, reunidos em Assembleia Geral Extraordinaria, que conforme pauta da referida aprovamos maciçamente 2 itens de suma importância para o nosso futuro: Alteração da Razão Social da Ablp, transformando em OSCIP, e Reforma e Consolidação do Estatuto Social para adequação numa Oscip.
Recentemente fui arguído por que desta transformação, pois estaríamos perdendo 52 anos de nossa história. Minha resposta foi simples e objetiva. Todas as associações como a Ablp perderam o “espirito associativo” que dominava há 20/30 anos atrás, onde nossas reuniões e eventos eram “acontecimentos do setor” onde havia aproximação e transmissão de conhecimentos, atualizando à todos os participantes.
Hoje com a velocidade da transmissão de informações que a Internet e similares nos proporcionam, em algumas horas ou minutos, todos estão super informados, nos afastando daqueles bons momentos que vivíamos.
Anteriormente expus à nossa coletividade as razões desta mudança; agora a transformação da ABLP, em Instituto técnico, visa darmos um salto maior e proporcionarmos uma divulgação e dialogo mais amplo com o nosso setor.
O objetivo básico foi desenvolver um sucessor da nossa entidade, moderno e com arrojo maior ainda.
Felizmente até o presente só recebemos cumprimentos de nossos associados individuais e coletivos aprovando a criação do Instituto “VALORIZA RESÍDUOS by Ablp”.
Nossos planos visam continuar e desenvolver atividades com Independência, Técnica, Sustentabilidade, Cooperação e Ética.
Esta alteração de associação para Oscip, irá trazer enormes vantagens as empesas quer seja na integração/participação no setortécnico, como também econômicos, pois suas contribuições financeiras, seguem as regras das OSCIPS, com deduções diretas no Imposto de Renda.
Entendemos, mesmo com atraso, precisamos desenvolver mais firmemente a conscientização da sociedade brasileira no convencimento dos administradores públicos a necessidade de o mais rapidamente possível resolvermos o mais grave problema do ambiental em nosso setor, que é a Erradicação dos lixões nos 2.700 municipios brasileiros que ainda dispõem resíduos inadequadamente; entretanto esperamos atuar em muitas outras frentes para melhoria e valorização do Manejo de Resíduos e Limpeza Pública.
Para tal desafio, precisaremos de todos os nossos amigos associados da Ablp, e de novos que se complementarão nos dando muitas energias, para vencermos os próximos desafios.
João Gianesi Netto
Presidente.